Coordenador : Helena de Souza Pereira
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 388557.2201.48106.23022023
Departamento/Setor: GCM
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Pesquisadores, participantes da pesquisa, membros de comitês de ética, alunos de graduação e pós-graduação
Local de atuação: As rodas de conversa serão realizadas de forma remota via ferramenta Google Meets.
Objetivo
O projeto tem como objetivo geral aproximar pesquisadores, participantes da pesquisa e membros do comitê de ética buscando colaborar para a realização de pesquisas pautadas nas diretrizes éticas, reforçando o compromisso de resguardar a integridade de todos os envolvidos. Os objetivos específicos do projeto incluem: 1) Reuniões periódicas entre os membros do comitê de ética envolvidos no projeto para discussão e seleção dos temas a serem abordados nas rodas, 2) Estudo sistemático das normativas e bibliografia complementar relacionadas as diretrizes éticas preconizadas pelo Sistema CEP/CONEP, 3) Proporcionar o diálogo e o esclarecimento de questões éticas relacionados a pesquisa envolvendo seres humanos, 4) Promover uma oportunidade de reflexão sobre as diretrizes éticas preconizadas pelo Sistema CEP/CONEP, 5) Promover a integração ensino, a pesquisa e extensão, 6) Apresentação de resumo/trabalho em congressos da área, 7) Despertar o interesse pela construção do conhecimento baseado no diálogo e experiencias de troca de conhecimento.
Resumo
Os Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) compreendem um sistema coordenado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), vinculado ao Conselho Nacional de Saúde, que é responsável por avaliar aspectos éticos relacionados às pesquisas com seres humanos e em seres humanos. Os avanços da ciência e da tecnologia revelam grandes desafios a serem superados pelos CEPs, desde que possuem um papel fundamental na formação e esclarecimentos dos pesquisadores acerca de questões éticas envolvidas em pesquisas no País. Nesse sentido, cabe aos Comitês de ética uma aproximação com pesquisadores, realizando encontros, seminários e palestras e principalmente esclarecendo dúvidas sobre os procedimentos necessários à submissão e aprovação dos protocolos no sistema CEP/CONEP. O objetivo deste projeto é viabilizar um ambiente de aprendizagem colaborativa sobre essas questões, entre membros do Comitê de Ética em Pesquisa em Ciências Sociais, Sociais Aplicadas, Humanas, Letras, Artes e Linguística (CEP – Humanas) e a comunidade. Como estratégia metodológica, as rodas de conversas estabelecem um espaço coletivo de participação que possibilitam o diálogo, as trocas de experiências e o aprendizado.